Rua Dona Ana Neri, 265 - Mooca - SP - SP + 55 11 3208 2024

DonCarlini - A nossa História

O ano era 1892. O primeiro Carlini desembarcava em Santos, para uma nova vida, como milhares de corajosos imigrantes que largaram tudo na velha “bota” para se aventurar no Novo Mundo.
Na bagagem, a tradição, os costumes, a culinária mais festejada e apreciada em todo o mundo, a amizade sincera, e a imensa vontade de vencer.
Arthur Carlini, “il vero Don”, do nada, criou um pequeno império no bairro do Brás e da Mooca, no ramo de couros, chegando a ter várias lojas que abasteciam os artesãos paulistanos no negócio da moda. Foi também pioneiro com uma indústria de óculos, depois vendida para um grande grupo multinacional.
Elegantíssimo, desfilava com seu cavalo branco pela Avenida Rangel Pestana. Sempre com seus ternos impecáveis e o inseparável chapéu Panamá. Com o progresso, foi um dos primeiros italianos-paulistanos a ter e dirigir um Ford Bigode, preto, logicamente. E um dos primeiros a pilotar uma Bugatti pelas desertas ruas de São Paulo, então, uma província.
Dele, um excelente gourmand, nasceu a paixão da família Carlini pela gastronomia, passando de geração a geração, chegando ao bisneto Bruno a responsabilidade de manter esta paixão acesa, depois de mais de um século.
O restaurante nasceu em 1985 das mãos do filho também Arthur e sua mulher Maria do Carmo, que como herdeiros desta paixão pela cozinha italiana queriam mais do que os animados almoços em família aos domingos. Decidiram divulgar estas receitas para que todos pudessem apreciar.
Surge na Mooca (onde mais poderia ser, ô bello?) o Don Carlini. Uma justa homenagem à figura do velho Carlini que não passava um dia sequer sem tomar um belo vinho (inclusive no café da manhã). O tempo foi passando, era preciso crescer…a terceira geração com também Arthur (quanta originalidade) e sua mulher Déo juntaram-se ao projeto. Nasce, em 1980 Bruno Carlini, filho único de Arthur e Déo, que adivinhem….já adulto, e influenciado pelos sabores e pelas panelas, desistiu do curso de direito no quinto ano para se dedicar a gastronomia. Formado na Anhembi Morumbi, com especialização na França (Paul Bocuse) e Itália, depois de estagiar em importantes restaurantes pelo mundo e no Brasil, trouxe ao negócio da família a modernidade necessária (e que faltava) para continuar adiante.
E uma boa idéia, feita com paixão e arte, não poderia gerar outro resultado que não fosse o sucesso. Além da matriz na Mooca, hoje conta com moderna fábrica de massas (e loja) na Aclimação.
Nossa missão é fazer com que você passe momentos mágicos com a nossa família. Nossos colaboradores trabalham com afinco, para que você leve pra sua casa, na sua memória, um cheiro de coisa boa, de quero mais.
Seja bem vindo a família Carlini. O pioneiro com o “Sorrentini”, massa criada por nós, além das delicias da culinária italiana que se seguem nas próximas páginas…..Buon Apetito!